top of page

Obesidade, um problema de saúde pública


A Medicina considera a Obesidade como saúde Pública, pois, a cada dia, cresce o número de pessoas acima do peso e que vão, fatalmente, com o passar do tempo, desenvolver doenças degenerativas tipo Diabetes e Hipertensão Arterial e que, por sua vez são a maior causa de Mortes por Enfartes e Derrames no Mundo. A Medicina considera também como EPIDEMIA, uma doença encontrada numa mesma localidade e que atinja um grande número de pessoas, tipo a DENGUE, que no Brasil todo mundo conhece, todo mundo já sabe quem transmite, que é a fêmea do mosquito Aedes Egypti. Todos já sabem que água limpa parada é o local propício para a postura dos ovos e nascimento do mosquito, mas não adianta: Todo ano, no período das chuvas, principalmente nas periferias das cidades, começam a aparecer os casos de Dengue às centenas e até aos milhares, numa mesma região, até com mortes por Dengue Hemorrágica.

E qual a explicação para esse fenômeno? A resposta é simples: EDUCAÇÃO. Pode até parecer grosseria da minha parte dizer que nós somos mal educados, mas... é verdade, nós nos importamos muito pouco com o nosso bem estar e nossa saúde. Como dizia minha saudosa Vó," brasileiro só fecha a porta depois de roubado". E é isso mesmo, por isso acho pouco provável que seja erradicada a Dengue no Brasil, a não ser que sejam ensinadas às CRIANÇAS manterem suas casas livres de possíveis criatórios de água parada tipo vasos de plantas, caixas d'agua sem tampa, etc., etc., etc..

Ora Doutor, e o que a Dengue tem a ver com o tema Obesidade? Tem tudo a ver, pois se nós não conseguimos manter nosso ambiente familiar livre de doenças, muitos de nós e EU, fui um deles, nos descuidamos também do Templo do Espírito Santo que é o meu e o seu corpo. Quando rezamos o PAI NOSSO, que todos nós sabemos que foi o próprio JESUS que nos ensinou, não prestamos bem atenção quando ele enfatiza "O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE", e aí muitos de nós comemos como se não houvesse o amanhã. Demasiadamente, desesperadamente, alucinadamente e rapidamente, está aí a principal causa da OBESIDADE. Nós somos tão desobedientes ao Senhor que comemos por uma semana, e, a única coisa que seu corpo armazena por um período longo é energia, na forma de gordura. Nem sabemos se estaremos vivos amanhã. Só DEUS sabe, mas nos entupimos de comida, induzidos por anúncios, propagandas, verdadeiros bombardeios de toda mídia, para que você consuma mais do que precisa, e aí; ENGORDAMOS.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a Obesidade ocorre quando você adquire de 15 a 20% de peso além do chamado Peso Ideal, ou seja,como somos criaturas de DEUS, esse calcula, quando você é gerado no ventre de sua Mãe, o seu peso ideal, que varia com sua altura e suas características familiares, por exemplo, se você tem 1,60m. de altura, seu peso ideal será de 58 kg na fase adulta, obviamente com leve variação para o homem e para a mulher; e se é um atleta ou sedentário. Assim, se você tem essa altura e encontra-se pesando 10 kg acima do seu peso ideal, você já é considerado Obeso. E o que isso significa? Significa que seu Coração, projetado por DEUS para fazer circular o sangue no seu corpo por 100 anos, com 10 kg a mais, o seu prazo de "validade" vai diminuir pelo menos uns 30 anos. Uaí Doutor, o Senhor está dizendo que eu vou morrer aos 70 anos? Não, quem sou eu, só posso lhe dizer que, com 30 kg a mais do meu peso ideal eu ia morrer aos 56 anos, se não fosse a Misericórdia de DEUS e a Intercessão constante de Nossa Senhora junto a JESUS, que me enviou um ANJO me avisando que meu Coração estava completamente obstruído pela gordura, mas isso é outra história, a minha.

A Obesidade é classificada em graus que vai de I a III, ou Obesidade Mórbida, como o nome sugere, é uma situação sinistra de saúde, pois pode levar a morte o paciente, se nada for feito, antes dos 50 anos, na grande maioria dos casos. O acúmulo de gordura no organismo humano está associado a um hábito comum no mundo moderno: Comer rápido, e obviamente, ao excesso de oferta de alimentos, coisa que só existe em Países desenvolvidos ou em desenvolvimento, e não faz distinção de pessoas, desde ricos até pessoas humildes apresentam-se acima ou muito acima do seu peso ideal.

Multiplicam-se nas cidades os chamados "SELF SERVICES" e "FAST FOODS" ou lanchonetes especializadas na engorda de clientes apressados que engolem muito tudo aquilo que lhe é oferecido, geralmente com centenas de calorias, que daria para você viver um dia. Mas é tão rápido que lhe entregam, que você acaba comendo dois, e aí são mais de 1000 calorias nesse "LANCHINHO'" que você fez: o Encardido pegou você pela GULA, e, como é gostoso, vai pegar de novo, se você não for esperto. Preste atenção: Quem come devagar, saboreando o alimento, ou seja, sentindo na boca, aliás, na língua, o sabor, geralmente é MAGRO. E por quê? Nosso Estômago demora alguns minutos para "informar" ao Cérebro que a comida chegou, e como você está engolindo desesperadamente seu alimento, até sem mastigar direito, quando o Hormônio da Saciedade é liberado e sua fome passou, seu estômago está empanturrado de comida, e aí, haja esforço e ácido clorídrico para "dissolver" toda a enxurrada de comida gordurosa que você jogou para dentro. No Livro dos Provérbios Capitulo 21, 23, DEUS nos diz: "Quem vigia sua boca e sua Língua preserva sua vida da Angústia". E mais a frente, no Capitulo 26, Versículo 16 o Senhor ordena: "Achaste Mel? Come o que for suficiente: se comeres demais, tu o VOMITARÁS".

Minha Gente, isso aconteceu comigo e tenho a obrigação de, como Médico Cristão, adverti-los sobre o perigo dos Excessos, em tudo. O excesso de Calorias na alimentação vai direto ser armazenados nos "pneuzinhos abdominais" que as Mulheres tanto detestam. Depois tomam conta de todo Abdômen, Braços, Coxas e face, enfim, você se olha no espelho e não fica satisfeita ou satisfeito com o que vê em seu corpo, deformado por sua culpa e por seu dinheiro gasto além do necessário. Eu estive recentemente viajando de Carro com minha esposa desde Portugal até a França, não me lembro de ter visto Obesos. O Europeu conviveu com Muitas Guerras e muita fome; eles não "desperdiçam" alimentos como nós. Ninguém compra 12 bananas, 1 kg de tomates, 1 kg disto ou daquilo, não, eles compram todo dia o que consomem. Impressionante, eles não fazem como nós que somos ricos; estragou? Joga no lixo. Não, não há desperdício de comida. Para completar a tragédia da nossa alimentação, nós comumente, "empurramos" toda essa comida goela abaixo, com 350 ml de refrigerantes gelados que contém 3 litros de gás CO2, excesso de açúcar, sal e muita química, até derivados de folha de coca, que os traficantes usam para fazer alucinógenos, nós tomamos, pois achamos, e é realmente, uma delícia. Eu pergunto a vocês: O Encardido faz alguma coisa que a gente ache ruim? Claro que não, ele é o enganador, pai da mentira, então nós achamos BOM... mas não é, pelo menos o excesso, o vício. Uaí Doutor, e refrigerante vicia? Vicia sim e chega ao ponto de ser trocado por água, que é necessária para você viver.

Muito bem Doutor, o Senhor me convenceu, estou Obeso/Obesa, e aí? O que posso fazer? Bom, como tudo que façamos nesta vida, temos que pedir a DEUS a Graça da Conversão, é isto mesmo, a conversão no seu caso é a sua DECISÃO de enfrentar o problema, buscar a ajuda necessária na Medicina, na Nutrição e na Oração. Seu Livre Arbítrio dado por DEUS vai lhe dar força no sacrifício de fazer o que você NÃO GOSTA. Nós Católicos chamamos de Penitência e o primeiro passo depois de decidir não adoecer cedo é procurar um Médico que o ajude a avaliar, através de exames, sua real situação e qual melhor caminho, avaliar a presença de outras doenças como Diabetes, Hipertensão, Doenças da Tireoide, destruição do fígado (esteatose), se seu caso será necessário uma Cirurgia ou não, mas ATENÇÃO: Se você acha que a Cirurgia, que tira 95% do seu estômago, ou faz um DESVIO no intestino vai deixar você magrinho, sem que você se converta e MUDE sua forma de se alimentar, sinto muito lhe dizer; você vai sofrer um bocado com o tratamento. Mas se não mudar sua consciência de "GORDO'', você voltará, em poucos anos, a engordar de novo, e todo sacrifício terá sido em vão. A mudança também de hábitos de vida; o exercício deverá ser cotidiano. É 1 hora que reservará no dia para sua caminhada enquanto faz seu Terço, o dia tem 24h, "Não tenho tempo" acabou, faz parte do seu passado, você vai reaprender a comer, chamamos Reeducação Alimentar. Um Profissional especializado vai lhe ajudar. Comece andando. Você ia à Missa de Carro? Vá a Pé, se for cedo, enfim, é uma radical mudança lenta e progressiva; fuja das dietas doidas que prometem milagres que não acontecem. Faça a coisa certa, com quem pode lhe ajudar.

O inimigo vai lhe dar uma porção de desculpas: "não tenho tempo; não gosto de verduras; sou viciado em...", tenho que cuidar das crianças, enfim, cada um terá a sua, mas lembre-se, sua luta não é fácil. Fácil, como dizia o saudoso Pe. Leo, é ir para o inferno. Caia fora, peça ajuda de Maria, Ela cuidou de Jesus, ela Alimentou Jesus, você é o exemplo para seus filhos. Se você come e compra porcarias, eles vão comer porcarias. Jesus aceitou morrer na Cruz por Nós, um Sacrifício Único, capaz de superar qualquer sacrifício que você possa fazer para recuperar sua saúde, sua autoestima, sua alegria de viver, pois você e eu somos Templo do Espírito Santo de DEUS, e temos que cuidar desse templo que guarda nossa ALMA, até o dia em que o SENHOR nos chamar. Mas não tenha pressa, nem antecipe este encontro sendo descuidado com quem mais você ama depois de DEUS, VOCÊ. DEUS os Abençoe e vos Guarde, e lhe dê a sua força.

 

Dr. Eloadir Galvão

Clínico Geral

55 visualizações0 comentário
bottom of page