top of page

Essa é nossa missão: ser luz do mundo e sal da terra, diz Pe. Moacir em homilia


Nessa primeira leitura do profeta Isaías, não ele, mas o Senhor porque é uma profecia, diz: “Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne”. Deus tem essa preocupação com o necessitado. Deus sempre se preocupa com o pequenino. Deus sempre pede que se cuide. Essa missão ele dá para nós. Cuidar um dos outros. Repartir um com os outros. Essa missão ele da para nós e nos dá em comum àquilo que necessitamos.

Foto: Renascidos em Pentecostes

Infelizmente não aprendemos a dividir. A sociedade muitas vezes não divide. Mas o Governo tem que pensar em todos. Mas todos nós temos que pensar no governo. Se ele não tem para dar, como é que ele vai dar? Uma mão tem que segurar a outra. A gente reclama do imposto, mas o imposto é necessário. É preciso. De onde vem o dinheiro do governo a não ser dos impostos que temos que pagar? Talvez não precisasse pagar tantos impostos, mas é necessário pagar. Se ele não tem dinheiro como é que vai dividir?

Individualmente, nós também podemos ajudar os que necessitam e que estão em torno de nós. “Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne”. Faz isso, diz o Senhor. Isso é agradável ao Senhor. “Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa, diz a palavra”. Se fizeres assim, quando adoecer a tua saúde vai recuperar mais depressa. É o remédio que o Senhor nos apresenta. Faça o bem e o bem será feito a ti quando você precisar. A doença não é agradável de jeito nenhum. Então o Senhor nos promete graça e cura a partir do momento que eu faço o bem. “À frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá”.

É tão pouco aquilo que a gente faz. Dar uma camisa para alguém, dar uma esmola para alguém, dar um pedaço de pão para alguém, dar uma cesta para alguém. É pouco! Mas Deus olhando na nossa direção ele acha muito e diz a Palavra, “a glória do Senhor te acompanhará”, olha que lindo! Olha como é forte isso! A glória do Senhor há de ti acompanhar.

“Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui””. Pelo tão pouco que a gente faz, ele corresponde dessa maneira que está escrito. “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz”, diz a palavra. Do meio das trevas nascerá uma luz para ti guiar, do meio das trevas, e tua vida obscura será como o meio-dia.

(...) Os pobres são agradecidos, mas nem são os pobres, mas Deus que agradece e agradece dessa maneira.

A tua luz vai brilhar no meio da escuridão, diz o Senhor. A glória de Deus vai te acompanhar, diz a Palavra. Tudo isso é o Senhor reconhecendo, e como diz a Palavra: “Não esqueça as minhas esmolas”. E Deus responde através do salmista, “Jamais me esquecerei de ti”.

Na Segunda Leitura da carta de São Paulo a Comunidade de Coríntios, ele vai dizer: “Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado”. E Jesus Cristo crucifixado na mente de muitos, tanto dos judeus como dos pagãos, era a fraqueza maior de alguém. Por isso eles tiravam a roupa dos que estavam sendo crucificado. Os judeus não crucificavam, quem crucificava eram os Romanos e eles só crucificavam pessoas de má fama. Pessoas que não serviam para nada na sociedade, pessoas marginalizadas na sociedade. Só crucificavam bandidos e marginais.

E Paulo chega nessa comunidade pela primeira vez falando de Jesus Cristo Crucificado. “Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. (...) Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas era uma demonstração do poder do Espírito, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens”. (...) Eu fico imaginando os milagres que aconteceram nesse dia, as curas que aconteceram nesse dia, as graças derramadas nesse dia, a efusão do Espírito Santo que foi derramado nessa comunidade nesse dia. Foi uma demonstração do poder do Espírito Santo quando eu estive no meio de vocês. Olha que linguagem maravilhosa, olha que coisa maravilhosa! Hoje o que mais precisamos é disso. É de uma demonstração poderosa do Espírito Santo.

Eu vejo muitas vezes os padres pregando e pregam uma teologia, uma filosofia, e hoje a maioria prega uma psicologia e pouco se fala de Deus dentro da comunidade. Fala-se de Deus, mas cadê o poder de Deus agindo nas comunidades. Trocamos o poder de Deus pela sabedoria humana. Esse é o problema. Quando a igreja manda um seminarista para estudar em Roma, ela manda os escolhidos. Os que tiram 10 em tudo. Aí vão, se perde e saem, vão embora porque não busca uma espiritualidade mais forte, mais corajosa, mais decidida, essa demonstração do poder de Deus. “Para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens”.

(...)

A demonstração do poder de Deus. Eu estava La em casa, no Ceará esses dias e perguntava para o Senhor como começar esse ano. O ano de 2016 eu já sei como começou e terminou, mas esse ano que está na nossa frente, como seguir, como continuar, como fazer, como continuar evangelizando? E o Senhor me deu uma locução e em seguida a Palavra e me convenceu que é por esse caminho que vou caminhar. Então eu marquei para o dia 19 de fevereiro, um encontro aberto, lá no Centro de Evangelização para todos os Renascidos, para todas as pastorais e para quem quiser. Não vamos cobrar nada. Está aberto a todos! Segundo a Palavra de II Timóteo 1,6 São Paulo diz: Eu vos exorto a reavivar a chama do dom de Deus que está em ti, então nós vamos fazer isso. Reavivar essa chama do dom de Deus que um dia recebemos seja pelo batismo, seja pela crisma, seja por um seminário de vida no Espírito Santo, seja por uma missa de cura, de libertação ou talvez você não recebeu nada e está na hora de você receber.

Eu chamei o padre Roberto Medeiros, que pregou o último encontro de preparação para Pentecostes 2016. Ele é do Paraná. Tem um Santuário dedicado a São Miguel, celebra missa para 10 mil pessoas todas as semanas, é exorcista daquela comunidade e ele vai vir ficar conosco para nos ajudar nesse encontro. Reavivai a chama do dom de Deus que está em ti, diz São Paulo para Timóteo. E essa chama do dom de Deus que está em nós tem que reacender, tem que crescer e assim vamos compreender isso que ele está falando. Essa demonstração do poder de Deus, diz o Senhor.

E só depois desse encontro é que vou começar a pensar na Semana de Pentecostes desse ano, só depois desse encontro. Porque não adianta caminhar com a comunidade fria, morta, com pessoas se arrastando, chorando igual alma penada atrás da gente. Não, não adianta. Tem que ser vivos. A nossa origem é Pentecostes. A nossa origem são as primeiras comunidades de Jerusalém. A nossa espiritualidade é de fogo e não de gelo.

Então São Paulo diz, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebestes. Hoje ele diz, quando estive no meio de vocês eu não fui com sabedoria humana, linguagem humana mostrando coisas do mundo, mas foi uma demonstração do poder de Deus. E essa demonstração do poder de Deus é tudo o que precisamos. Ficarmos cheios do Espírito Santo. Cheios da graça de Deus. A igreja precisa e como a igreja precisa. A igreja precisa voltar, recomeçar com o Espírito Santo.

Ontem estava na imprensa que na cidade de Roma amanheceu cheia de cartazes falando mal do Papa Francisco e das decisões que ele está tomando, que ele está fazendo. É um grupo de gente que só pensa no poder humano, não pensa no poder divino. Não é de fora da igreja não. Com certeza ali é gente poderosa, é gente que não reza, é gente que está muito perto, mas tão longe de Deus. Então amados, é preciso reavivar essa chama, é necessário isso, é preciso isso. E assim nós vamos caminhar com Jesus Cristo tranquilo e em paz. Cheios do Espírito Santo, podemos caminhar com Jesus Cristo ouvindo o seu chamado.

O tema de Pentecostes é esse: “Em Pentecostes, vinde a mim todos vós!” Todos! Doentes, cegos, aleijados, machucados, feridos, derrotados, ricos, pobres, quem não tem autoridade, quem tem autoridade, Vinde a mim, todos! É o que está escrito em Mateus, 11.

Essa luz que o Senhor diz hoje, Vós sois o sal da terra. Veja que isso é muito interessante porque o Senhor não está dizendo só para os discípulos, ele está dizendo para uma multidão inteira. “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos”? Diz o Senhor. “Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens”. Eu não sei se o sal serve para outra coisa, a não ser salgar. Se ele perde isso, já não serve para nada, diz Jesus Cristo. Ele diz, vos sois que dá o sabor na sociedade, no mundo. E somos sim. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.

Vós sois a luz do mundo, vós sois o sal da terra. Essa luz que está em mim que está em você não pode apagar, não pode deixar de existir, e por isso São Paulo diz: Reavivai a Chama. Tem que cuidar dessa chama. Tem que cuidar dessa luz. É preciso cuidar dessa luz. Se você não cuidar dessa luz, ela vai queimar, ela vai apagar, ela já não vai existir mais. Acendei a vossa luz. Luz queimada não serve para nada. Lâmpada queimada não serve para nada. Então é preciso cuidar. Cuide de sua espiritualidade, nas suas orações. Não se esqueça de rezar, não se esqueça de confessar, não se esqueça de comungar para que você possa ser perseverante e continuar firme em Jesus Cristo.

Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus. É necessário, diz o Senhor. É preciso. Porque aquele que me testemunhar diante dos homens, eu testemunharei diante do meu Pai que está no céu. Com sua luz acesa todos vão te ver. Uma luz acesa no meio de uma escuridão, de longe se sabe que ali tem um ponto de luz. Sejamos essa luz! E temos que ser essa luz porque somos seguidores de Jesus Cristo. É preciso ser essa luz.

De certa forma tenho muita pena daqueles que larga a comunidade, daqueles que deixa de comungar, de participar, que se afasta. Tenho muita pena.

Eu estava no plano piloto esses dias, sexta-feira, eu estava lá num estacionamento e uma senhora passando de carro me viu e gritou. Meia hora depois ela voltou e disse padre reze por mim, e eu falei então fique de joelho que eu rezo agora aqui. Aí rezei por ela. E quando rezei por ela eu tive uma visão de Nossa Senhora toda de preto mostrando um amor imenso por aquela senhora, mas Nossa Senhora totalmente de preto com semblante muito triste. E aí eu disse para ela e ela começou a chorar e eu perguntei por quê? ah, porque eu era católica muito devota de Nossa Senhora e hoje estou numa igreja evangélica. (...) então eu vi Nossa Senhora totalmente de luto por aquela senhora (...) “ larguei a igreja porque o padre fulano de tal não me atendeu”.

Não dá para atender a todos. Não dá. O que mais me deixa chateado é não poder atender as pessoas que me procuram. Mas não dá. Eu termino uma missa de libertação, uma missa de cura já quase dez da noite, já morto e vai um monte de gente para o corredor querendo que eu atenda, aí não dá para atender. Fisicamente eu não dou conta. Missa de quarta e de quinta as duas são quase dez horas de missa. Essa coisa espiritual é muito forte. Cansa, te suga que falta a ser rebentado. Aí as pessoas querem que eu atenda e não dá para atender. Nesse momento não dá. E também no dia a dia corrido não dá. Tem paróquias que tem três, quatro padres aí dá para atender, mas um padre só? atende alguns, mas não dá para atender todos. E as pessoas precisam compreender isso também. Daí muda de religião porque o padre não te atendeu? É não ter fé nenhuma.

Vós sois a Luz do mundo, diz Jesus Cristo, e sal da terra. Essa é nossa missão ser luz do mundo e sal da terra!

231 visualizações0 comentário
bottom of page