Renascidos em Pentecostes

18 de jan de 20212 min

A Importância da Fraternidade

​O que é fraternidade senão um laço entre irmãos, uma irmandade, um elo que liga as pessoas afetuosamente em união fraterna. O termo fraternidade vem do latim “Frater”, que significa irmão. Por isso a fraternidade está ligada a parentesco entre irmãos. Contudo, somos todos irmãos diante de Deus e Deus deseja e anseia de nós que vivamos fraternalmente como irmãos. Poderíamos nos reter a falar dos irmãos de sangue. Sim, mas é pouco e restrito, é preciso abrir o coração e estender o termo a todos os nossos irmãos, de sangue ou não. Viver fraternalmente é dar testemunho da presença de Cristo em nós.

​Dentro do termo fraternidade, podemos entender tantas outras coisas que norteiam a convivência entre nós, irmãos em Cristo, como respeito, amizade, generosidade, misericórdia e tantas outras que agem no cuidado e no amor ao próximo como irmão.

“O princípio da solidariedade, enunciado ainda sob o nome de “amizade” ou “caridade social”, é uma exigência direta da maternidade humana e cristã” (Catecismo da Igreja, 1939).

​Para bem exercer a fraternidade ou para bem se viver em vida fraterna com os irmãos, o Catecismo da Igreja nos exorta que é preciso a caridade, sem caridade, é difícil agir misericordiosamente com o próximo em suas necessidades, sejam físicas ou emocionais. É preciso olhar o outro e enxergar um irmão.

"Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade.” (I São Pedro 3, 8).

​​É o que a palavra de Deus nos pede: que tenhamos todos um só coração e uma só alma, só assim poderemos verdadeiramente agir e viver como irmãos, vivendo uma verdadeira fraternidade agradando ao coração de Deus. Só assim, vivendo essa fraternidade sincera, poderemos alcançar a graça e a paz de Deus, olhando para o irmão e enxergando o Cristo nele. Sem isso, seremos como robôs, cada um cuidando da sua vida, num constante egoísmo, vivendo em um mundo onde a necessidade do outro não nos atinge.

​Que tenhamos a real consciência do que é fraternidade e como aplicá-la em nossa vida, no nosso meio, na nossa comunidade, na família e por onde andarmos, que possamos ser testemunhos de vivência fraterna.

Eliene Portela

Membro do 3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

    2300
    2