top of page

É tempo de conversão. É de tempo de mudança.


“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim teu Santo Espírito. Devolve – me a alegria da tua salvação e sustenta – me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmos 51:10-12)


Seria preciso uma pandemia acontecer para projetarmos uma mudança de nossas atitudes, ações, atos e palavras? Era necessário o surgimento de um vírus, invisível aos nossos olhos, mas que subitamente saltou aos mesmos olhos para alertarmos sobre a real necessidade de conversão?

Você já se deparou, parou para pensar em suas atitudes, em suas ações, em suas palavras, em seus pensamentos? Usou do tempo que não tinha, e reclamava tanto, e passou a refletir em todos os aspectos, em todas as áreas de sua vida para converter – se, para mudar?

O que ainda falta para sua conversão? O que precisas para mudar sua maneira de agir, pensar, falar, sentir....

Primeiramente, precisamos entender o que é conversão. A conversão é a manifestação externa da regeneração. E regeneração é a renovação. Não podemos ver a regeneração, mas podemos sentir os efeitos que ela produz. O efeito mais notável produzido pela rege¬neração é a conversão, pois aquele que se converte expressa sua fé e seu arrependimento, com o consequente abandono do pecado, de costumes velhos e nocivos a si mesmo e aos outros, e que entristece a Deus que nos ama apesar de não aceitar nossos erros e pecados.

Em outras palavras, quando falamos em conversão, esta¬mos falando da vida cristã do ponto de vista de sua direção: um afastamento do pecado e uma maior aproximação de Deus. Nascer de novo com a oportunidade de recomeçar a vida, ter uma nova chance.

Conversão é ter um coração puro, mas não bobo, para sentir o esplendor da vida maravilhosa dada por Deus em Seu infinito amor e que não reconhecemos ao ponto de agradecê – Lo.

Conversão é sentir a misericórdia de Deus em atender nossas preces feitas com o coração limpo e apascentado na confiança que Aquele que nos criou sabe de tudo e fará de tudo em Seu tempo.

Conversão é se despir do homem velho e se refazer em um homem novo. Um cristão que entende e aceita as necessidades do próximo, estende a mão ao necessitado, descarta sentimentos do rancor, da mágoa, da falta de perdão, do desamor.

Conversão requer mudança. E mudança requer coragem em obedecer aos ensinamentos e mandamentos do Pai. E como todo filho obediente, andar corretamente pelo caminho trilhado pelo Senhor exige disciplina, força, determinação, fé, projeção. É livrar de velhas manias e atitudes e se renovar em uma nova criatura.

O novo assusta. Porém, para sermos renovados, precisamos mudar. E se aceitamos e queremos estar próximos ao Senhor, que ama sua criação misericordiosamente, precisamos dar um passo certeiro em direção à regeneração, à conversão, à alegria de sentir cada vez mais a presença de Deus que nos sustenta e nos guia à salvação eterna.


Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page