Vida consagrada
- Renascidos em Pentecostes
- 2 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
No dia 02 de fevereiro, a igreja celebra o 25º Dia Mundial da Vida Consagrada e, é com muita alegria que a Santa Igreja comemora esse dia, pois mesmo com tantas adversidades e diversidades, muitos ainda atendem o chamado de Deus para entregar a sua vida totalmente a Ele através da consagração. De quantas coisas e pessoas um consagrado deixa para trás para se dedicar inteiramente ao chamado de Deus? E não é fácil, claro que não é, mas é necessário para o crescimento e edificação da igreja.
“Na Igreja, a vida consagrada é como um sacramento, isto é, o sinal e o instrumento da vida de Deus, a vida consagrada aparece como um sinal peculiar do mistério da redenção. Seguir e imitar a Cristo mais de perto, manifestar mais claramente seu aniquilamento é estar mais profundamente presente a seus contemporâneos, no coração de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica 932).
A igreja eleva a consagração a um sacramento, dada a sua importância e seu valor. A igreja espera que o consagrado viva a plenitude do batismo sendo testemunho, testemunhando com sua própria vida a intimidade com o Cristo através da consagração. Afinal, é vivendo o mais próximo possível do sim pleno a vontade de Deus - a santidade através da renúncia, da caridade, do amor ao próximo no sentido amplo da palavra. São João Paulo II, na mensagem no primeiro ano de vida consagrada, comparou a consagração à vida do próprio Cristo, o que foi levado ao templo para ser apresentado ao Senhor, e cumprir sua vontade, assim como um consagrado é chamado a cumprir fielmente a vontade de Deus. “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja” (São João Paulo II)

E 25 anos depois, a igreja acredita na vida consagrada, acredita no testemunho dessa vontade, desse “sim”, dessa entrega de vida e alma, a igreja conta com cada um para que mais e mais pessoas atendam a esse chamado.
Roguemos a Deus nesse dia que desperte mais vocações à vida consagrada e os que são consagrados que possam viver a integridade de suas vidas no caminho à santidade, sem esquecer que a caridade com o próximo deve mover sua caminhada.
Eliene Portela
Membro do 3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes






Comentários