top of page

Semana Santa

Entramos na Semana Santa, que deve ser vivida como um tempo mais intenso e excepcional na espiritualidade. É o momento de meditarmos no núcleo essencial de nossa fé, os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Os primeiros cristãos se preparavam para a Páscoa, passagem da morte à vida, com oração profunda, jejum e penitência. Dessa forma também nós devemos nos preparar para o ponto mais alto do ano litúrgico, é o momento de nos interiorizarmos, refletirmos e abrirmos o como coração para o Deus da vida.

A Semana Santa começa com a entrada triunfal de Jesus no Domingo de Ramos, montado em um jumento, para ser aclamado como Filho de Davi e para, alguns dias depois, ser julgado e condenado. A Semana da Paixão busca expressar a abertura de nossas casas interiores, nosso coração e nossa vida, e exteriores, nossas casas materiais e nossa família. Hosana ao Filho de Davi, Bendito que vem em nome do Senhor! É o momento de acolhermos Jesus como nosso Salvador e redentor.

Na procissão de Ramos saímos pelas ruas levando a boa nova e convidando a todos a conhecerem o Salvador. Por mais um ano, não poderemos sair às ruas e as casas, mas podemos utilizar os meios de comunicação para entrarmos em contato com quem está precisando de uma palavra. É tempo de ligarmos para um parente que se afastou da Igreja, para alguém que perdeu a fé por conta das circunstâncias e até mesmo para quem está enfermo. Não podemos nos trancar e esquecer que muitos estão precisando de nós, que tenhamos empenho e criatividade para entrarmos com Jesus em Jerusalém e sermos presença inspiradora para os irmãos.

Em meio a tanta tribulação, em nosso mundo, por conta da pandemia, somo convidados a tornar essa semana mais Santa em todos os sentidos. Que possamos estar unidos à todos que estão sofrendo, associemos nossos sofrimentos e as dores do irmãos ao sofrimentos de Cristo, que sejamos Cireneu para aqueles que estão carregando suas cruzes, que nos unamos ao sofrimento daqueles que como Maria, João e José de Arimatéia carregam os corpos de seus entes queridos.

Procuremos participar de todas as celebrações desta semana, caso não seja possível, separe um horário do dia para se dedicar a oração, vale a pena dispor de alguns minutos para ficar em paz e em mais silêncio, leia, com calma a cena do Evangelho do dia, com a imaginação faça-se presente naquela história, perceba como Jesus age com cada personagem, sinta o olhar amoroso de Jesus para você, converse com o Senhor sobre seus sentimentos, escute a voz de Jesus.

Participemos das celebrações litúrgicas, procuremos o sacramento da confissão, rezemos e meditemos os textos que a Igreja nos propõe e, cheguemos com alegria e entusiasmo às festas pascais!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page