top of page

Seguindo o exemplo da conversão de Paulo


Seguindo o exemplo da conversão de Paulo

“E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu”. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões (At 9:3-5). Saulo nasceu em Tarso, uma importante cidade da Cilícia, (hoje Turquia). Filho de judeus, que gozavam dos privilégios da cidadania romana, recebeu dois nomes: Saulo – hebreu e Paulo – romano. Tornou - se cidadão romano, título que herdou de seu pai ou de algum parente que prestou serviços ao império e como recompensa ganhou a cidadania. Ainda adolescente, foi para Jerusalém para estudar as Escrituras e a “Lei Oral”, deduzida da Lei de Moisés, transmitida verbalmente de uma geração para outra e que regulava a vida cotidiana dos fariseus.

Homem estudioso das leis judaicas foi instruído a não admitir as palavras e os relatos do povo que dizia ser Jesus Cristo o Filho de Deus. Motivo foi este que o levou a ser o maior perseguidor dos seguidores cristãos da época. Em suas andanças a Jerusalém, Saulo de Tarso para apoiar o judaísmo, persegue os fiéis da nova religião, entrando nas casas, arrastando homens e mulheres e entregando-os à prisão (At 8;3). Mas a caminho de Damasco, seguindo com sua perseguição ao povo de Deus que Paulo teve o verdadeiro e decisivo encontro com o Senhor, mudando radicalmente sua história. Uma forte luz ofusca sua visão e, em meio à confusão, ele ouve a voz do Senhor. Atordoado, ouvindo aquela voz, Paulo fica cego e vulnerável, mas Jesus não o abandona e lhe dá instruções do que fazer a partir daquele momento.

Num resumo breve sobre a história de Paulo, um dos mais emblemáticos e divulgadores do cristianismo após sua conversão, qual o ensinamento de Paulo a todos nós que somos cristãos ? Não há conversão sem mudança de comportamento!

Deus usa de situações em nossa vida para tirarmos do comodismo e da mesmice! O Senhor nos faz “cair do cavalo” para enxergarmos a verdadeira luz! Luz esta que nos fará silenciar e seguir Suas instruções.

Quantas vezes, recusamos algo com medo ou acomodação? “Por tantas vezes, Deus mostra um caminho, mas por receio do novo, dos desafios, encolhemos em nossa “carapaça” e esquecemos que se confiamos no Senhor,” Levanta – te! Não podemos ficar caídos no chão, esperando sem atitudes a mudar uma situação.

Talvez possamos ficar atordoados por um tempo como Paulo. Pode parecer que ficamos cegos e já não temos mais para onde ir. Mas se fizermos silêncio, escutamos a voz de Deus a nos mostrar o verdadeiro caminho. Estar em comunhão com Deus não significa não ter problemas e não enfrentar dificuldades. Ao contrário, saberemos confiar no Senhor, pois Ele está conosco.

É nas dificuldades que sentimos o amor de Deus a nos surpreender, mostrando a que caminho seguir, a nos chamar para reconciliação. Basta orar, acalentar a fé e continuar a caminhada.” O que devo fazer, Senhor? (At 22,10). A partir de então, já não viverá para si mesmo, mas para cumprir o plano que Deus revelará.

Não adianta querer uma vida na qual não existam crises, até porque Deus sempre estará próximo, esperando o momento adequado para nos surpreender e nos chamar à reconciliação.

Em nossas próprias vidas chega um momento que precisamos dizer um SIM forte e generoso a Deus. Um sim como o de Maria, que seja para a vida toda. Depois da surpresa e da crise, precisamos eleger conscientemente um novo caminho. O caminho que Deus nos está apresentando para viver daqui para frente.

Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).




79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page