top of page

São Maximiliano Maria Kolbe: mártir da caridade e patrono da imprensa


Nascido no dia 08 de janeiro de 1894, na Polônia, e por nome Raimundo Kolbe, desde muito cedo, sentiu os anseios pela causa de Cristo, já que teve uma formação familiar baseada nos fundamentos cristãos.

Depois de ingressar na família franciscana, assumiu o nome de Maximiliano Maria.

Como devoto fervoroso da Virgem Maria, fundou um movimento de apostolado mariano, denominado “Milícia da Imaculada”.

Também propagou o Evangelho por meio da imprensa, atingindo muitos países com seu ministério.

Porém, foi na invasão da Polônia pelo nazista, na Segunda Guerra Mundial, que Maximiliano Maria pôde dar o seu testemunho mais fiel e radical, ao ser preso, por duas vezes, e levado para os campos de concentração em Auschwitz.

Diante da fuga de um dos presos, dez teriam que ser mortos por tal infortúnio. E, ao presenciar o desespero de um desses prisioneiros, que era pai de família, se ofereceu, por amor ao Evangelho e ao próximo, para morrer em seu lugar, em 14 de agosto de 1941, depois de consolar os demais, também, antes de morrer.

Foi beatificado em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI e, canonizado pelo Papa João Paulo II, em 10 de outubro de 1982.

É, também, considerado o patrono da imprensa.

Assim, peçamos ao Espírito Santo, na intercessão de São Maximiliano Maria Kolbe, a graça do exercício pleno da caridade, dando o verdadeiro testemunho cristão.

São Maximiliano Maria Kolbe, rogai por nós!

38 visualizações0 comentário
bottom of page