top of page

Sacramento do batismo é um sinal visível de uma graça invisível


“O Batismo é um sinal visível da realidade oculta da salvação”; de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, inciso 774. A Igreja ensina a respeito de todos os sacramentos; nesse caso, o sacramento mostra visívelmente pelo sinal da água, que é derramada sobre a criatura. Por meio dessa graça, a pessoa se torna filho ou filha de Deus.

Batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

No início da Igreja, os apóstolos obedeceram ao mandato do Senhor: “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). No livro dos Atos dos Apóstolos, vemos que eles foram testemunhas do principal evento da humanidade: a Morte de Jesus por amor ao homem e Sua Ressurreição.

Os apóstolos anunciavam o Cristo, e aqueles que aderiam a Ele eram batizados. “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16,16). Quando Pedro anunciou Jesus para a família de Cornélio, este e toda sua família foram batizados. Ora, será que só havia adultos na família? Quando o carcereiro fez uma experiência de Deus, o que Paulo disse a ele? “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, como também todos os de tua casa”; depois, completou o autor dos Atos dos Apóstolos: “E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares (cf. Atos 16,31-33). Será que as crianças não faziam parte da família?

Jesus sempre quis bem às crianças. “Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isso, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: ‘Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará’” (Lc 18,15-17).

Podemos constatar que há batismo de crianças no tempo da Igreja primitiva, pois Jesus quer bem a elas. Se ganho algo bom, quero partilhar com os meus. Os adultos fizeram uma experiência com Jesus Salvador e foram batizados e conquistaram esse sacramento também para os seus filhos.

A razão teológica pela qual a Igreja batiza crianças é que o Batismo não é como uma matrícula em um clube, mas é um renascer para a vida nova de filhos de Deus, que acontece mesmo que a criança não tome conhecimento do fato.

Este renascer da criança a faz herdeira de Deus. A partir do momento do Batismo a graça trabalha em seu coração (cf. 1 Jo 3,9), como um princípio sobrenatural. Elas não podem professar a fé, mas são batizadas a pedido dos pais pela nesse sacramento.

Santo Agostinho explicava bem isso:

“As crianças são apresentadas para receber a graça espiritual, não tanto por aqueles que as levam nos braços (embora, também por eles, se são bons fiéis), mas, sobretudo pela sociedade espiritual dos santos e dos fiéis”.

“É a Mãe Igreja toda, que está presente nos seus santos, a agir, pois é ela inteira que os gera a todos e a cada um” (Epist. 98,5).

Nenhum pai espera o filho chegar à idade adulta para pergunta-lhe se quer ser educado, ir para a escola, tomar as vacinas.

Da mesma forma deve proceder com os valores espirituais. Se amanhã, essa criança rejeitar o seu Batismo, na idade adulta, o mal lhe será menor, de modo que, se na idade adulta renegasse os estudos ou as vacinas que os pais lhe propiciaram na infância.

Pastoral do Batismo Paróquia São Pedro

459 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page