top of page

Quando não existe problema em dizer “NÃO”


Em Números 11, Moisés nos dá um exemplo do que podemos fazer quando estamos sob estresse. Falando de pressão - ele estava liderando os israelitas através do deserto em uma viagem que deveria ter sido feita em onze dias, mas que acabou levando quarenta anos.

As pessoas estavam deprimidas e chorando pela situação que passavam. No versículo 14, Moisés diz a Deus: “Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim”.

Assim como Moisés, não há problema em dizermos: "Eu cheguei ao meu limite". As escrituras dizem que eu posso fazer todas as coisas por meio de Cristo, que me fortalece (Fl 4:13), mas isso, realmente, se refere a momentos em que passamos por várias provações e situações nas quais Deus nos ajudará a enfrentar.

Isso não significa que devemos assumir tantas responsabilidades que nos esgotam completamente, como a mulher que está criando cinco filhos, trabalha em tempo integral, serve no ministério da Igreja, etc.

Às vezes, é demais... e não há problema em admitir isso. Não há problemas também em dizer "não" para algumas coisas, com o intuito de que você possa realmente aproveitar a vida como Deus planejou.

Aqui vai uma informação: você e eu não temos que ser como todos os outros ou acompanhar o ritmo de qualquer outra pessoa. Deus criou algumas pessoas que conseguem lidar com grande quantidade de trabalho, mas muitas pessoas não são assim.

Cada um de nós deve ser quem Deus criou para ser, e não temos que nos desculpar por isso. Cada um precisa encontrar, individualmente, o equilíbrio de responsabilidade que Deus determinou para viver de forma que possa aproveitar a vida, em vez de ficar doente com uma sobrecarga de estresse e pressão.

Quando você chegar ao seu limite, dirija-se a Deus, assim como fez Moisés. Ele vai te ajudar a encontrar um estilo de vida melhor e mais saudável.

Para isso, oremos juntos:

“Senhor, às vezes, torna-se difícil reduzir a velocidade e dizer "não" para mais responsabilidades. Ajude-me a viver com o equilíbrio e responsabilidade, buscando a concretização dos Seus planos para mim. Que eu possa desfrutar a vida na Sua paz”.

 

Marise Ouriques Oliveira

Jornalista/Especialista em Gestão da Comunicação nas Organizações

Membro da Comunidade Renascidos em Pentecostes

33 visualizações0 comentário
bottom of page