top of page

Qual o significado do Tempo Pascal?

Atualizado: 2 de mai. de 2021


“E lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas“ (Lc. 24:46-48).

O Tempo Pascal teve início com a vigília Pascal na madrugada do último dia 04 de abril e se estenderá por cinquenta dias ou 7 domingos, encerrando-se na solenidade de Pentecostes, em 23 de maio do corrente ano.


Mas qual o verdadeiro significado desse tempo litúrgico tão importante para nós católicos?

De acordo com Santo Agostinho devemos comemorar cada dia desses que transcorrerão até Pentecostes como “o domingo dos domingos”. A Páscoa como grande acontecimento na história dos cristãos, no qual Jesus venceu a morte e ressuscitou, não poderíamos comemorar num único dia. Portanto, a cada dia devemos vivenciar com profunda alegria a presença de Cristo ressuscitado.

Durante esse período, a cor branca prevalece nos paramentos litúrgicos, as músicas sempre entoadas com alegria e júbilo e a presença do Círio Pascal aceso no altar até domingo de Pentecostes.


As leituras lidas durante o Tempo Pascal convidam à assembleia presente reviver a ressureição de Jesus Cristo Nosso Senhor, a Sua aparição ressuscitada aos discípulos, a ascensão do Filho de Deus aos céus e o envio do Espírito Santo à igreja e seus fieis conforme prometera.

Após nosso silêncio, jejuns, orações, a contemplação do sofrimento de Cristo pela remissão dos nossos pecados e penitências durante a Quaresma, agora seguimos com hinos de louvor, alegria e glórias, pois o Cristo que venceu a morte ressuscita aqueles que O procuram com sinceridade, acolhe os que O servem, sabem exercer a caridade, amam ao seu próximo e oram pela conversão da humanidade. “Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará” (1 Cor. 6:14).



Karla Regina Martins Moreira, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, formada em Pedagogia – Séries Iniciais pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduada em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade CENSUPEG em Santa Catarina, serva na Pastoral da MESCE da Paróquia São Pedro).



344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page