top of page

Padre Moacir Anastácio Um chamado à conversão, uma transformação extraordinária!

A conversão, incontestavelmente, é obra do Espírito Santo. Nenhum homem, por si só, pelas suas próprias forças, conseguirá converter o seu próprio espírito! Na Sagrada Escritura a ideia básica de conversão é mudança. É voltar-se do pecado, da morte e das trevas para a Graça; conduz as pessoas à maturidade espiritual, é verdadeiramente um dom do Espírito Santo que possibilita a mudança de vida; e envolve mudanças internas e externas; é uma realidade cristológica, é estar intimamente relacionado à pessoa de Jesus Cristo em quem o Reino se realiza. A conversão é um valioso dom de Deus. A iniciativa é sempre de Deus trazendo salvação e perdão dos pecados. Acontece em geral, depois de ouvirmos a Palavra de Deus, algum testemunho que serve de mediação do processo ou algum encontro pessoal com Jesus Cristo; foi exatamente o que aconteceu com Moacir Anastácio de Carvalho.


O homem velho Moacir Anastácio, longe de casa e da família, aos poucos se envolveu com um mundo desconhecido e perigoso, vivendo realmente nas trevas do pecado, muitas noitadas regadas à bebida, festas e noites escuras, enveredou-se por caminhos tortuosos, conhecendo todos os prazeres pecaminosos que o mundo poderia lhe ofertar, estava mergulhado na sombra da perdição. A solidão começou a tomar espaço em sua rotina e o desespero, por vezes, o assolava, assustadoramente. Foi tornando-se um jovem sem sonhos, sem vida, sem nada. E, chegando ao extremo de seu vazio, chegou a pensar e tentar executar sua própria morte, pois a existência já não tinha mais sentido. Porém, sua história haveria de mudar em breve, para todo sempre, e Jesus, que sabia disso e o preparava para tal, foi o acalmando e o consolando, pelos anos que se passaram, embora ele ainda não desse conta disso, pois insistia em fechar seu coração para aquele Deus de sua infância.


Ao sair do hotel onde trabalhava, para mais uma noite de festas, bebedeiras e filmes pornográficos, Moacir Anastácio percebeu que mudava de direção, uma verdadeira metanóia estava para acontecer na sua vida. Enfim, chegou o momento em que o Senhorio do Redentor iria agir sobre a vida de Moacir Anastácio e seu caminho mesmo diante de tribulações seria iluminado. Eram 15:30hs.do dia 12 de junho de 1983. Depois de trabalhar, saiu do hotel e pôs-se a caminhar em direção a um cinema. Enquanto caminhava, percebeu que não estava sozinho e, passos começou a ouvir. Sentiu-se confuso e preocupado, pois a presença que o acompanhava ia tornando-se cada vez mais forte. De repente, este jovem perdeu-se de si mesmo e aquela mesma presença o levou a subir uma escada, sem nem mesmo, ele ter consciência do lugar no qual estava. Uma porta abriu-se para que ele entrasse e, logo em seguida, sem que ninguém a tocasse, fechou-se. Nesse instante, o menino homem do Ceará teve a consciência de que estava dentro de uma Igreja, era o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Taguatinga. Não havia mais ninguém naquele recinto e ao levantar os olhos, assustado, Moacir enxergou uma grande imagem de um homem Crucificado e foi impelido, imediatamente, a ajoelhar-se e a entregar-se em espírito e em verdade. Ele chorou, rezou, suplicou, pediu perdão, ao mesmo tempo em que seu corpo pegava fogo. Sem perceber, balbuciava palavras e orações, gemidos e súplicas, e ia sendo lavado pela misericórdia da Cruz.


O homem novo Renascia, naquele momento, Moacir Anastácio de Carvalho. Menino jovem, jovem homem, não importa. Renascia um filho de Deus, um novo homem que seria padre. “Sê bem-vindo! Tu chegaste. Eu venci, estás aqui! Confiança, Eu te salvei, morri na Cruz por ti. Eu te amei! Sou Eu, o Senhor e o Salvador! Ressuscitei”! – disse Jesus ao seu filho amado. E, logo, Moacir respondeu: “Infinito e bondoso Senhor da Cruz, não te deixarei mais. Tu és minha vida, meu tudo, és o meu Senhor”! No dia 12 de junho de 1983, ele se encontrava, de maneira definitiva e radical, com Jesus Cristo, renascendo para uma nova vida, aos pés de Sua Cruz. Naquele dia, morria o homem velho para o mundo, e nascia o servo obediente, ousado, movido à fé e destemido, para divulgar as maravilhas do Senhor, através da espiritualidade de viver na efusão do Espírito Santo, ser instrumento de Deus para libertar, curar e salvar milhares de pessoas através de Pentecostes, o maior evento paroquial do mundo. Sempre dócil à moção do Espírito Santo, acolheu o chamado de ser fundador da Comunidade 'Renascidos em Pentecostes'. Sua ação evangelizadora é sem fronteiras, através do sistema de comunicação Renascidos em Pentecostes, o padre fala de Jesus Cristo para milhares de ouvintes no Programa "Caminhando Com Jesus Cristo", transmitido todos os dias pela Web rádio e retransmitido por várias emissoras espalhadas pelo Brasil e algumas partes do mundo, nas Missas de cura e libertação, transmitidas ao vivo, pela Web TV. Ele ainda escreve aos leitores da Revista Renascidos em Pentecostes. Publicou treze livros, entre eles o Best-seller: "A Força que vem da Cruz", sua autobiografia. Trinta e oito anos após este dia tão perfeito, estamos juntos com nosso fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes seguindo Jesus Cristo e os passos desse sacerdote cearense, que veio de tão longe, para ser instrumento do céu em nossas vidas; com ele continuamos na estrada do Senhor, buscando também a cada dia a nossa conversão. Agradecemos a Deus por fazermos parte dessa missão junto ao padre Moacir Anastácio, um servo de Deus que em tudo nos ensina a seguir Jesus Cristo. Amado Padre, o povo de Deus e seus filhos espirituais celebra contigo esse aniversário de sua conversão; pedimos a Nossa Senhora da Primavera que lhe abençoe, que lhe conceda todos os dias uma nova primavera, perseverança e muitas e muitas conversões em sua caminhada, uma vida eterna. Assim, cumpriu-se a Palavra: “E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna”. (Mt19, 29).


Referências bibliográficas: CARVALHO, Moacir Anastácio de. A Força que vem da Cruz. 1ª Ed. Petra, 2015. SILVA, Paulo, apóstolo de Jesus pela vontade de Deus, Rio de Janeiro, Paulinas, 2005. BÍBLIA de Jerusalém, Paulus, São Paulo, 2006.


593 visualizações1 comentário
bottom of page