525634302981206
top of page
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

“Não rezar pelos governantes é um pecado”, diz Papa em homilia

Foto do escritor: Renascidos em PentecostesRenascidos em Pentecostes

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

Fonte: Rádio Vaticano

 

Em tempos de grande tribulação e crise, pelos quais passa o nosso país, em vários setores da base governamental da nação, deparamo-nos com uma especial homilia do Papa Francisco realizada ontem, da 18/09, em uma Santa Missa celebrada por ele, na Casa Santa Marta.

Rádio Vaticano

Nela, o pontífice nos pede para rezarmos por todos os nossos governantes e pelas coisas más que fazem. Em contrapartida, também instiga os governantes a rezarem, pedindo sabedoria ao Senhor.

Confira, agora, alguns trechos de grande relevância dessa reflexão baseada na Primeira Leitura e no Evangelho do dia. Na Primeira Leitura São Paulo aconselha a Timóteo a rezar pelos governantes. Já no Evangelho, evidencia-se o governante que reza por seu empregado enfermo.

Em relação ao patrão, governante diz: “Este homem sentiu a necessidade de rezar”; (...) tinha a consciência de não ser o patrão de tudo, de não ser a última instância”.

(...) O governante que tem essa consciência, reza. Se não reza, fecha-se na própria “autorreferencialidade” ou na de seu partido, naquele círculo do qual não se sai. É um homem fechado em si mesmo. Porém, quando vê os problemas verdadeiros, tem a consciência de ser subalterno, que existe outro que tem mais poder que ele. Quem tem mais poder do que o governante? O povo, que lhe deu o poder, e Deus, do qual vem o poder através do povo. Quando um governante tem a consciência de ser subordinado, reza.

(...) Os governantes, devem pedir ao Senhor essa sabedoria. É tão importante que os governantes rezem pedindo ao Senhor que não cancele a consciência de ser subalterno a Deus e do povo: “que a minha força esteja ali e não no pequeno grupo ou em mim”.

Se você não pode rezar, confronte-se, com a sua consciência, com os sábios do seu povo, mas não fique sozinho com o pequeno grupo do seu partido, Isto é ser autorreferencial.

Quanto a nós, cristãos e povo governado, ele exorta-nos: “Não podemos deixar os governantes sozinhos: devemos acompanhá-los com a oração. Os cristãos devem rezar pelos governantes. “Mas, Padre, como vou rezar por ele que faz tantas coisas ruins?”. Ele precisa mais do que nunca da oração. Reze, faça penitência pelo governante. A oração de intercessão – isso é tão bonito que Paulo diz - é para todos os reis, para todos aqueles que estão no poder. Por quê? “Porque podemos levar uma vida calma e tranquila”. Quando o governante é livre e pode governar em paz, todo o povo irá se beneficiar disso.

Peço-lhes um favor: cada um de vocês pegue, hoje, cinco minutos, não mais. Se você é um governante, se pergunte: “Eu rezo por aquele que me deu o poder através do povo?” Se não é um governante, “rezo pelos governantes? Sim, por esse e por aquele sim, porque gosto deles; por aqueles outros, não”. Esses têm mais necessidade do que os outros! “Rezo por todos os governantes?” E se você perceber, quando faz exame de consciência para se confessar, que não reza pelos governantes, leve isso à confissão. Porque não rezar pelos governantes é um pecado”.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Curta no Facebook
Assista no Youtube
Compartilhe esta página:

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2025 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

ASSOCIAÇÃO DE FIÉIS RP CNPJ: 20466270-0001/08 - AR GLEBA 03,MODULO 369,CHAC 372.
NUCLEO RURAL ALEXANDRE GUSMÃO 

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis

bottom of page