top of page

Mês da Bíblia


Setembro - mês da Bíblia - O mês de setembro, na Igreja do Brasil, é dedicado à Bíblia, com o objetivo de promover o conhecimento e estimular os fiéis à leitura e ao estudo das Sagradas Escrituras. Mas por que o mês de setembro? Porque no dia 30 desse mês, celebra-se a memória de São Jerônimo. São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. ficou conhecido como escritor, tradutor e exegeta, recebeu a missão, do papa Dâmaso, quando o papa o assumi como secretário e conselheiro e com a função de traduzir os textos sagrados, escritos originalmente em grego e em hebraico, para o latim: “um precioso trabalho para a Igreja latina e para a cultura ocidental. Com base nos textos originais em grego e em hebraico e, graças ao confronto com versões anteriores, ele realizou a revisão dos quatro Evangelhos em língua latina, depois o Saltério e grande parte do Antigo Testamento. Tendo em conta o original hebraico e grego, dos Setenta, a versão grega clássica do Antigo Testamento que remontava ao tempo pré-cristão, e as precedentes versões latinas, Jerónimo, com a ajuda de outros colaboradores, pôde oferecer uma tradução melhor: ela constitui a chamada "Vulgata", o texto "oficial" da Igreja latina, que foi reconhecido como tal pelo Concílio de Trento e que, depois da recente revisão, permanece o texto "oficial" da Igreja de língua latina”. (Audiência Geral, quarta-feira, 7 de novembro de 2007, papa Bento XVI).

Diz São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Assim sendo, nós Cristãos, precisamos conhecer a Bíblia, só assim sairemos da ignorância em relação às coisas de Deus, seu amor por nós e sua promessa de vida eterna, anunciadas pelos os profetas e realizadas em plenitude através, da encarnação de seu filho Jesus Cristo. Ainda, a Sagrada Escritura é um alimento para crescimento, espiritual, de todos os Cristãos, assim como o sacramento da Eucaristia. Sendo assim, precisamos pedir a Deus, neste mês de setembro, que é dedicado à Bíblia, à graça de nos apaixonar e sermos assíduos na leitura da Bíblia. “Lembre-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem; porque a Ele falamos, quando rezamos, a Ele ouvimos, quando lemos os divinos oráculos” (Dei Verbum, nº 25).

“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escrituras, e levardes o vosso servo, São Jerônimo, a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. (...) São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que vem da Bíblia acima de qualquer doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum, expressa nas Sagradas Escrituras”. Amém!!

São Jerônimo, rogai por nós!


Referências:

Paulo VI papa, Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a revelação divina. Roma,18 de novembro de 1965.

Bento XVI papa, Audiência Geral, quarta – feira, 14 de novembro de 2007.

159 visualizações0 comentário
bottom of page