top of page

Hoje é celebrado o Martírio de São João Batista


Filho de Isabel e Zacarias, São João Batista é lembrado e festejado por toda a Igreja, no dia de hoje, com aquele que primeiro recebeu a efusão do Santo Espírito de Deus, ainda no ventre de sua mãe, na visita de Nossa Senhora. Logo, ele seria também um dos maiores profetas e precursor de Jesus Cristo.

Assim nos diz a Palavra, ao seu respeito: “Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Dizia ele: Fazei penitência porque está próximo o Reino dos céus. Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas (Is 40,3). João usava uma vestimenta de pêlos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre”. (Mt 3,1-4)

Preparou todo o povo para a chegada do Messias, anunciando-O e convidando a todos à remissão dos pecados e à verdadeira conversão. Uma de suas maiores referências na Palavra de Deus, está no batismo de Jesus, no rio Jordão, conduzido por ele: “Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim! Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição”. (Mt 3, 13-17)

Foi preso por Herodes e martirizado, sendo decapitado para satisfazer os desejos de vingança de Herodiádes.

Assim, peçamos a Deus, na intercessão de São João Batista, a graça da coragem e do destemor missionário, para que possamos, também nós, anunciar Jesus Cristo, através do verdadeiro testemunho de renúncia ao pecado e exercício da misericórdia.

São João Batista, rogai por nós!

3 visualizações0 comentário
bottom of page