top of page

“É tempo de recomeçar no caminho de Jesus Cristo”


O Evangelho de hoje relata o último ato, a última despedida de Jesus Cristo, antes de Sua Paixão.

Ele pega uma toalha e começa a lavar os pés dos discípulos. Ele serviu a sua vida inteira: serviu ao coxo, serviu a Lázaro, serviu a samaritana, na multiplicação dos pães, Ele está servindo. Mas na última ceia, Ele vai ao radicalismo do serviço. Geralmente, o servo lavava os pés do Seu Senhor. Ele havia dito: “Eu não vim para ser servido, mas para servir”. (Mc 10,45)

“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes” (Jo 13, 16-17). Sereis felizes se obedecerem e se servirem.

Nós chamamos Nossa Senhora por muitos títulos, mas ela mesma só se dá um título: “serva”. O servo está sempre a serviço. Jesus lava os pés dos discípulos e diz: “Agora, vais lavar os pés uns dos outros”. (Jo 13,14)

Quem comia o pão com Ele, era Judas. Nós, comemos o próprio Corpo e o próprio Sangue de Jesus Cristo. E, por tantas vezes, nós largamos, insultamos o Senhor, mesmo tendo consciência de que Ele nos ama. Ele Te amou quando você estava no pecado.

No primeiro retiro que fiz na RCC, eu tive uma visão: Eu andava pelos lugares que eu frequentava, antes de conhecer Jesus Cristo, e Ele ficava na porta me esperando.

O Senhor não nos ama só quando estamos por perto. Nós fingimos, todos os dias, que Deus não existe.

A maioria das nossas alegrias é falsa. Nós insultamos o Senhor todos os dias, porque não acreditamos Nele. Deus não é obrigado a me dar nada, ele dá porque ama. Nós não amamos a Igreja de Jesus Cristo, porque não amamos o Fundador.

“Eu sempre esperei por ti”, diz o Senhor. O Senhor nunca se afastou. Mesmo no seu pecado, Ele sempre quer lavar os seus pés. Ele sempre quer nos levar pra frente. Nós é que queremos fugir do amor do Senhor. Lá na Cruz ele, profundamente, nos amava.

Quando, nós, verdadeiramente, reconhecemos que Jesus é a única solução para nossa vida, ele se alegra.

Não importa o teu passado ou que fez de errado; é tempo de recomeçar no caminho de Jesus Cristo.

Nós vamos fazer a Semana de Pentecostes, pela certeza de que, sempre, tem alguém recomeçando seu caminho, em algum Sacrário, depois da festa de Pentecostes.

“Estarei do teu lado para não te deixar cair e uma nova história, com você, construir”, nos diz o Senhor. É hora de se aproximar!

O Cristo já lavou os nossos pés. Já fez tudo por mim e por você. Nós é que não temos coragem de renunciar nada. Ele diz: “Não tenha medo! Eu te ajudo, Eu te renovo”.

É o Espírito de Deus quem nos levanta, quem nos cura. O desejo do Senhor é esse.

Nós temos que desejar uma nova efusão, um novo batismo, nós temos que entrar, com fé, nessa Semana de Pentecostes. Não tenha medo de servir a Jesus Cristo, porque, se tem alguém que nunca vai deixar de te amar, nunca vai te trair, nunca vai te abandonar, é Ele.

Não temos o controle de nada, só Deus tem o controle da nossa vida. E nós queremos controlar tudo, não queremos lavar os pés de ninguém, não queremos perdoar ninguém. “Então, não tens parte comigo, diz o Senhor para nós”!

Pe. Moacir Anastácio de Carvalho

Segunda Santa Missa de Cura - 11/05/2017

Transcrição: Danielle Santos

105 visualizações0 comentário
bottom of page