top of page

Dízimo: ato de amor


Devolver o dízimo é tradição antiga, desde o antigo testamento a Lei de Moisés pedia que fosse pago 10 por cento dos rendimentos dos fiéis para manter a tribo de Levi e os sacerdotes, os quais eram responsáveis pela manutenção dos tabernáculos e depois dos templos. O Dízimo também era usado para assistir órfãos, viúvas, pobres e suas necessidades.


O dízimo é um reconhecimento nosso, um compromisso. Tudo que temos vem do Senhor, abençoado por Ele. Dízimo significa diretamente: devolver uma pequena parte de tudo aquilo que Deus derrama sobre nós e sobre nossas vidas.


O dízimo é uma grande graça. Uma forma concreta que o cristão tem para manifestar sua fé em Deus e ao próximo, já que é por meio do dízimo que a igreja se mantém. Considerando esse contexto, podemos citar três virtudes importantes para os cristãos: a fé, esperança e amor-caridade


O Dízimo não é para ser feito de forma obrigatória, impositiva e sem amor. Devemos devolver o dízimo de todo coração, com generosidade, com muita gratidão de tudo que nós recebemos. Por outro lado, devemos compreender que o dízimo não é uma esmola, de forma ser dada obrigatoriamente sem e amor.


Você tem um lar? Você tem o que pôr na mesa? Não falta o pão de cada dia na sua casa? Pois sim, é ação de Deus em sua vida, é a forma que o Pai tem de cuidar de cada um de seus filhos da melhor forma e com carinho. Às vezes, além de não reconhecermos e nem percebemos, mínimas vezes, agradecemos a tudo que temos.


O mais importante não é o material, mas tudo que conquistamos são motivos de alegria. O dinheiro não é fruto mal, ele nos possibilita fazer coisas boas ou más, temos o livre arbítrio para escolhermos o que fazer com ele.


Quando somos capazes de entender que devolver à igreja uma pequena parte de tudo que ganhamos, é uma forma de demonstrar nossa confiança em Deus quebramos o poder do dinheiro nas nossas vidas, entretanto, quando não o fazemos, além de não confiarmos que tudo o que perdemos será restituído sete vezes mais, não somos agradecidos por tudo que temos e recebemos.


O Dízimo é uma forma de alimentarmos o templo, a igreja, para que se mantenham de pé para evangelização mais profunda e eficaz. Engana-se aquele que pensa que a evangelização não precisa de dinheiro, sim é necessário para o sustento, para manter custos básicos, manter a igreja anunciando, viva, de pé, toda igreja precisamos pagar agua, luz, e tudo leva recursos que os dizimistas ajudam devolvendo seu dízimo.


Devemos ser fiéis com o desenvolvimento do dízimo, assim como Deus é fiel a cada um de nós, "se somos fiéis nas pequenas coisas Deus nos confia muito mais". Sejamos agradecidos, confiantes, perseverantes e felizes, devolva o seu dízimo."Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; assim os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho” (Prov. 3).

337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page