top of page

Dia do Padre

Atualizado: 5 de ago. de 2020

O dia 04 de agosto refere-se à data em que lembramos de São João Maria Vianney, sacerdote, que na sua simplicidade, mudou a realidade de Arns na França graças a uma vida de oração, piedade, santidade e dedicação ao serviço de Deus. Isso o tornou padroeiro e exemplo a todos os padres.


Nem sempre o escolhido de Deus está desde pequeno dentro da igreja. Ele pode estar no mundo, necessitado de conhecer a experiência com Jesus Cristo. Alguém que precisa da Palavra de Deus e ter sua vida totalmente transformada.


Ora encorajador ou estudioso, sério ou sorridente, desbravador ou construtor, não importam as características, Deus chama o homem a ser profeta para as nações (Jer1,5).


Contudo, ser padre não é uma profissão, é um dom. Não é uma escolha dentro do vazio humano sem opções, mas uma devolução de si mesmo sem limites ao Deus que o criou. Em troca, o padre recebe de Deus, uma marca perpétua a assemelhar-se a Cristo.


Logo, sua função passa a ser ensinar nas igrejas, pregar o Evangelho do Reino, curando o mal e as enfermidades das pessoas (Mt. 9,35-10,1).


Não importa o lugar, sem a pessoa do padre não há a Santa Missa e nem há realização dos Sacramentos.


A começar do Santo Padre o Papa, há uma herança do ministério de Cristo transmitido a Pedro e as gerações sucessoras a ele. Assim como foi dito: "Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja" (Mt. 16,18).


Edificar a si e a Igreja em tempos ariscos, muitas vezes se torna uma luta solitária e incompreendida ao servo de Deus. Desta maneira, o padre antes ser o pai de muitos filhos, é alguém que necessita de atenção, cuidado e orações.


Ele é um operário que leva sobre si o encargo de testemunhar Cristo vencendo suas próprias limitações, o mundo e o diabo.


Ninguém é capaz de levar as dores da cruz de outras pessoas, se esse, não estiver imbuído do poder que vem do alto.


Assim, que cada pessoa possa ser um apoio espiritual aos padres com suas orações. E ainda, que cada um, possa pedir mais operários para a messe, santos e comprometidos com o Reino de Deus.

Por Flávia Nascimento

3º Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

99 visualizações1 comentário
bottom of page