top of page

DIA 10 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO


Essa campanha visa a divulgação do tema e a importância de sua discussão. A campanha no Brasil iniciou-se no ano de 2014 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang amarelo. No seu funeral amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike. Dale Emme e Darlene Emme (pais de Mike) iniciaram uma campanha de prevenção do suicídio – Fita Amarela (Yellow Ribbon).

São registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens de 15 a 24 anos.

Cerca de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. 90 % dos casos de suicídios poderiam ser evitados!

Sinais de alerta:

• Afastamento social; Tristeza diária; Agressividade; Silêncio constante; Desinteresse por tudo; Perda do apetite; Sonolência; Crise de choro (aparentemente sem motivo); • Descuido com a higiene pessoal; Alteração de humor repentinamente.

Mitos sobre o suicídio:

Pessoas que ameaçam se matar, estão apenas querendo chamar a atenção? Não. Falar sobre isso muitas vezes significa um pedido de ajuda. O suicídio acontece sem aviso? Não. As pessoas emitem sinais diariamente. O suicídio é coisa de gente fraca? Não. Pode acontecer com qualquer pessoa que esteja em alto grau de sofrimento. • Uma pessoa que já tentou o suicídio uma vez, não volta a tentar novamente? Não.

O indivíduo pode tentar novamente sim. Quando alguém pensa no suicídio, ela quer matar a dor e não a vida! É necessário buscar um autoconhecimento de quem somos e o que de fato estamos vivendo. Toda dor pode ser vencida! Buscar ajuda é fundamental para enfrentar o problema. O carinho e a atenção da família fazem toda a diferença na vida de quem pensa em suicídio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) tem atendimento 24 horas por dia por meio do telefone 188.


O serviço é gratuito e sigiloso. Não tenha vergonha em procurar ajuda!


Cristiane Ascenso Psicóloga Fonte: Wikipédia e site setembro amarelo.

87 visualizações0 comentário
bottom of page