top of page

Como lutar e vencer as tentações nesse tempo quaresmal?

Como lutar e vencer as tentações nesse tempo quaresmal?

Nesse período, faço um convite a você: refletir a vitória de Jesus sobre o diabo nos 40 dias no deserto e aprender com Ele a vencer as tentações.

O diabo tenta fazer com que mudemos de ação, tenta-ação. Lutamos contra ele diariamente e, muitas vezes, não conseguimos sair vitoriosos porque ainda somos presas fáceis. O homem é um ser sedento por sua realização plena nesta vida passageira, o que dificulta enxergar as ciladas do tentador.

Não existe ninguém que seja imune à tentação, pois até mesmo Jesus, o homem perfeito, foi tentado e, durante os 40 dias no deserto, Ele a enfrentou exercendo Sua autoridade que vinha de uma vida coerente e santa. Derrotou o maligno, por meio da docilidade do Espírito Santo, pois “no deserto, Ele era guiado pelo Espírito” (Mt 4, 1).

A quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. Esse caminho exige que cooperemos com a graça para dar morte ao “homem velho” que atua em nós. Trata-se de romper com o pecado que habita em nosso coração e afastar-nos de tudo aquilo que nos separa do plano de Deus.

O momento é oportuno para praticarmos a oração, o jejum e a esmola, pois são armas poderosíssimas para vencermos as tentações. A exemplo de Jesus, devemos enfrentá-las à luz da palavra de Deus.

Durante essa nossa passagem na terra, precisamos cuidar mais da nossa vida espiritual, almejando as coisas do alto e, assim, sermos cada dia mais imitadores de Cristo, como nos ensina o apóstolo Paulo.

A resposta para a pergunta inicial é simples: viver como Jesus viveu. Uma vida coerente e santa, deixando ser guiado pelo Espírito Santo.


Oliana Lima

Membro do 3º Elo Comunidade Renascidos em Pentecostes.



351 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page