top of page

Catequese



A importância da catequese começa no nosso batismo quando recebemos o Espirito Santo para poder anunciar que ninguém é maior que Deus e somente Ele tem o poder de fazer e modificar tudo.


Reconhecendo o poder de Deus, vivemos de acordo os Seus mandamentos e doutrinas do catecismo da Igreja. Ninguém pode ser como a catequese que Jesus viveu como ser humano neste mundo. Jesus agia com maturidade e exatidão em tudo que fazia. Ele andava com os dozes apóstolos mas somente Ele fazia milagres. Jesus curou Lázaro, Talita, a mulher que sofria hemorragia, os leprosos e vários outros.


Somente após a Sua morte e depois de ter recebido o Espirito Santos que os apóstolos puderam se deixar serem instrumentos guiados por Jesus e iniciar curas e libertações tudo em nome de Jesus. Ser catequista é levar o outro a conhecer Jesus como único e salvador neste mundo, buscando por meio da fé que lhe é transmitida.


Podemos fazer uma catequese na nossa casa quando doamos para outro fazendo uma boa comida, em todos afazeres, seja no trabalho ou até mesmo na rua; no namoro Santo, no casamento ser fiel. Em tudo que for fazer pratique com amor, pois foi assim que Jesus fazia quando estava com os apóstolos.


O catequista é o canal para levar alguém a conhecer e saber a verdade que é jesus na sua vida e na vida do outro para poder amar. O catequista tem de estar preparado e conhecer primeiro a Cristo antes de começar a ensinar, pois a educação da doutrina está no sacrário, no presbítero. Não só conhecer, mas viver por onde andar ou passar.


Ensinar conforme os mandamentos que Jesus nos deixou como guia para não nos perdemos, buscar a confissão quando cairmos e sabermos reconhecer que Jesus nos espera ansioso pela nossa retidão.


O catequista é muito importante para as crianças, jovens e adultos que andam perdidos ou muitas vezes sem rumo. Todos os catequista deveriam aplicar para si mesmo a misteriosa palavra de Jesus “A minha doutrina não é minha mas d’quele que me enviou” (João 7,16)


O catequista fiel é aquele que ensina o que a igreja determina, não aprova o que a Igreja condena. (João Paulo II)


Pela boca de Jeremias Deus disse algo muito sério: “Eis o que diz o Senhor: “Maldito aquele que faz com negligência a obra do Senhor (“Jeremias 48,10”).



Maria Luiza membro do Terceiro Elo da Comunidade Renascidos em Pentecostes

119 visualizações0 comentário
bottom of page