top of page

A família é projeto de Deus


A família é projeto de Deus desde o início da criação, quando criou o homem e a mulher. A certeza dessa vontade de Deus ficou ainda mais acentuada com a chegada do menino Jesus dentro de uma família que chamamos Família de Nazaré. Deus sendo Deus poderia ter enviado Jesus, o salvador do mundo, de outra forma: já adulto descendo do céu, saindo do mar, através do vento. Mas não, Deus enviou Jesus no seio de uma família para nos mostrar que essa é a base da nossa vida fundamentada n’Ele.

Através do homem e da mulher que tudo se inicia. O casal tem que viver os mesmos sonhos para caminharem juntos. Não existe casal feliz percorrendo caminhos diferentes. Esposo, dê prioridade à sua esposa. Esposa, dê prioridade ao seu esposo. Se vocês estiverem firmados em Deus, nada vai abalar essa união. Lembrem-se que a âncora da sua família são vocês. Se estiverem bem entre si, conseguirão enfrentar qualquer diversidade dentro da sua casa, porque a família é formada por pessoas com temperamentos, pensamentos e atitudes diferentes e não é porque são pais que são os donos da razão. Dentro da família tem que haver diálogo, primeiro entre os cônjuges e depois com os filhos. Sejam felizes no seu casamento, lutem, não desistam, pois a família é o reflexo do casal. Por mais machucado que o seu relacionamento familiar esteja, ele pode sempre se renovar a partir do amor.

Os filhos são bênçãos na vida dos pais e, por isso, a responsabilidade se torna maior ainda porque precisamos honrar a Deus cuidando dos filhos e ensinando-os o verdadeiro caminho. Nossa missão é evangelizar e tem que começar dentro da nossa casa e, primeiramente, com nossas atitudes. Lutar pela nossa família, é preparar a terra para lançarmos a semente que é Jesus e essa semente não morre, ela floresce dentro da nossa casa quando deixamos ela germinar.

É verdade que muitos filhos no decorrer da vida vão percorrer outros caminhos e, muitas vezes, não agradam aos pais, porém isso não deve ser motivo de desavenças. Devemos entender que nossos filhos têm livre arbítrio. O que não podemos fazer é desistir uns dos outros. Mesmo não concordando com certas atitudes, devemos respeitá-los e amá-los, orando sem cessar. Há situações em nossas vidas que não temos o controle e precisamos depositar mais do que nunca nossa confiança em Deus, porque Ele sim, tem o controle de tudo.

O respeito e o amor devem estar sempre juntos dentro da nossa casa. Devemos ter a consciência de que Deus nos criou para sermos felizes no seio da família. Ninguém consegue ser feliz sozinho. Viver em família é uma vocação.

Nesse sentido, o Papa Francisco nos diz: “dou graças a Deus porque muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam a sua vocação e continuam caminhando, embora caiam muitas vezes ao longo do caminho” (Amoris Laetitia).

Oliana Lima

Vocacionada à Comunidade Renascidos em Pentecostes

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page