33ª Semana do Tempo Comum - quinta-feira – 23/11/2017


Primeira leitura (II Mac 2,15-29)

Em 15 daqueles dias, os oficiais reais encarregados de apostatar pela força vieram a Modín, para que as pessoas ofereciam sacrifícios e 16 muitos israelitas vieram até eles. 17 Mattathias conheceu seus filhos, e os oficiais do rei lhe disseram: "Você é uma pessoa ilustre, um homem importante nesta cidade, e você é apoiado por seus filhos e parentes. 18 Avança, faz o que o rei ordena, como todas as nações fizeram, e os próprios judeus, e os que permanecem em Jerusalém. Você e seus filhos receberão o título de grandes do reino, eles o recompensarão com ouro e prata e muitos presentes ".

19 Mas Matatias respondeu em uma voz alta: "Apesar de todos os assuntos em domínios do rei obedecê-lo, partiu da religião de seus pais, e até mesmo preferem para fazer o seu lance, I, 20 meus filhos e meus parentes vivem de acordo com o pacto de nossos pais. 21 O Céu nos livra do abandono da lei e dos nossos costumes. 22 Não obedeceremos às ordens do rei, desviando-nos da nossa religião para a direita ou para a esquerda ".

23 Assim que ele disse, um judeu avançou, em plena visão, pronto para sacrificar no altar de Modin, como o rei ordenou. 24 Ao vê-lo, Mattathias se indignou, tremia de raiva, e em um ataque de raiva santa, ele correu para matar aquele homem no altar. 25 E então ele matou o oficial real, que o forçou a sacrificar e derrubou o altar. 26 Cheio de zelo pela lei, ele fez o que Phinehas fez com Ziniri, filho de Salu.

27 Então ele começou a gritar alto pela cidade: "Aquele que é zeloso pela lei e quer manter a aliança, segue-me!" 28 Então ele se atirou na floresta com seus filhos, deixando tudo o que ele tinha na cidade. 29 Naquela época, muitos desciam no deserto para se estabelecerem ali, porque queriam viver de acordo com a lei e a justiça.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Responsório (Pr 49,1-2,5-6,14-15)

- Quem segue o caminho bom fará com que ele veja a salvação de Deus.

- Quem segue o caminho bom fará com que ele veja a salvação de Deus.

- O Deus dos deuses, o Senhor, fala: convoca a terra de leste a oeste. De Sião, o belo, Deus brilha.

- "Reúna-se aos meus fiéis, que selaram minha aliança com um sacrifício." Proclame o céu da sua justiça; Deus em pessoa vai julgar.

- "Ofereça a Deus um sacrifício de louvor, cumpre seus votos ao Altíssimo e invoque-me no dia do perigo: Eu o livrarei, e você me dará glória".

Evangelho (Lc 19,41-44)

- O Senhor esteja convosco.

- Ele está no nosso meio.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele momento, 41 quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, ele clamou a ele: 42 "Se pelo menos você entendeu hoje o que leva à paz! Mas não: está escondido em seus olhos. 43 Haverá um dia em que seus inimigos vão cercá-lo trincheira cercar você, apertar o cerco, você 44 devastação com seus filhos dentro, e não deixam pedra sobre pedra. Porque você não reconheceu o momento da minha vinda ".

- Palavra de Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

#liturgiarenascidosempentecostes

0 visualização
Siga no Twitter
Assista no Youtube
Curta no Facebook

Por RK Estrategia Digital © renascidosempentecostes.com.br 2009-2020 Renascidos em Pentecostes - Todos os direitos reservados 

FUNDAÇÃO SÃO PEDRO CNPJ: 10.905.580/0001-10 - QSD 25 ÁREA ESPECIAL - TAGUATINGA SUL- DF

Produtos comprado no portal são entregues em até 8 dias úteis