Celebrante: Pe. Gilberto (Canção Nova)
Data: 11 de julho de 2019
O padre Gilberto, da Comunidade da Canção Nova, iniciou a homilia do dia 11 de julho, dia de São Bento, com a oração de São Miguel e de São Bento. Em seguida, o sacerdote retomou a história de José do Egito e, com base nela refletiu com os fiéis acerca do perdão. Para tanto, ele revisitou a decisão de José de perdoar aqueles que o “ofenderam” e afirmou: “Meus irmãos, o perdão é a melhor decisão que nós cristãos podemos tomar, pois alguém que guarda o rancor e o ódio, acaba consigo mesmo! Veja o que José fez: ele, tomado pelo poder e pela graça de Deus, optou pelo bem, pelo perdão. E Jesus pede que nós perdoemos, quantas vezes forem necessárias. O próprio senhor nos diz que precisamos perdoar sempre.
Irmãos, não ajamos pelo impulso, mas pelo Espírito Santo. Que nós, por meio das nossas orações, da adoração e da eucaristia, possamos estar abertos para que a obra do Senhor aconteça em nossas vidas! Diga ao Senhor: Senhor eu quero vida nova, para isso eu vou lutar, porque eu quero uma vida de conversão.
Pense em quantas pessoas você conhece que estão doentes. E por que, muitas vezes, elas estão doentes? Porque não conseguem perdoar. Quando nós falamos que não perdoamos alguém, estamos também dizendo que Deus não tem força nenhuma em nossas vidas. Alguém que não perdoa, não está preparado para receber Jesus e nós precisamos estar preparados para recebermos com o Senhor, mas para isso precisamos perdoar. Mesmo que não seja fácil, é necessário”!
O padre finalizou a homilia dizendo: “Aquele que acolhe a palavra de Deus, recebe a paz e os frutos dessa palavra. Veja bem, José deu essa resposta de amor, de perdão e essa resposta também deve ser a nossa”! Após esse momento de reflexão, o sacerdote encerrou a reflexão proposta com um momento de oração e com um abraço de perdão.
Por: Marli Vieira