São Guilherme, santo do dia de hoje, nasceu no ano de 1085 em Vercelli, na Itália. Hoje com muita devoção celebramos sua santidade.
Muito cedo o menino Guilherme ficou órfão e foi então morar com alguns familiares que de forma alguma o impediram de seguir a Jesus Cristo e assim realizar seus anseios por uma vida religiosa.
Aos 14 anos de idade, o santo do dia 25 de junho saiu da casa usando vestes penitenciais e foi rumo a uma visita ao Santuário de Santiago de Compostela, na Espanha. Ele queria expressar sua caminhada espiritual.
São Guilherme desejava peregrinar até a Terra Santa, mas na época aconteciam muitas turbulências políticas que fizeram com que ele precisasse desviar sua rota e acabasse se retirando no Monte da Virgem, o Monte Partênio. Ali o santo ficou em silêncio, oração e penitência.
Lá também ele participou da construção do Santuário de Nossa Senhora do Monte Virigine. Organizou a comunidade dos monges locais formada por meio de sua total consagração. Foi desta forma que surgiu o primeiro de tantos mosteiros que foram fundados pelo santo do dia de hoje.
São Guilherme foi firme no combate ao mal. Viveu por 67 anos e nunca admitiu que o pecado fosse parte de sua vida. Mesmo diante da malícia de uma mulher, o santo preferiu se jogar na brasa acesa a se entregar nos braços do pecado. Por um milagre, uma graça Divina, ele foi preservado de qualquer ferimento que poderia ter sido causado pelo ato.
ORAÇÃO PARA O SANTO DO DIA
Com muita fé no coração, pedimos a Deus, por intercessão de São Guilherme, que nos mantenha constante na fé em Cristo:
Deus Pai, te pedimos, por intercessão de São Guilherme, a constância da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, neste mundo que nos oferece muitos caminhos. Te pedimos, igualmente, a sabedoria para reconhecer os caminhos que nos distanciam de Seu Filho, para deles nos afastarmos. Pedimos, também, a graça de nos retirarmos em oração, seguindo o exemplo de São Guilherme, para estarmos mais perto de Ti, e para alcançarmos a santidade. Amém. São Guilherme, rogai por nós!
São Guilherme, rogai por nós!