Santa Flávia Domitila era esposa do governador romano chamado Flávio Clemente, pertencente à família dos flavianos
Os imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano pertenciam também a esta família. Os dois primeiros não aplicaram o edito de Nero, que tornava cada cristão um criminoso, mas Domiciano sim. Com interesses econômicos e de impostos, oprimia judeus e cristãos.
Essa forte mulher, hoje, é exemplo de santidade para nós e para toda a Igreja, já que assumiu, com coragem e destemor, sua fé, diante das perseguições dos poderosos da época. Inclusive, dentro de sua família, a mesma dos imperadores Vespaziano, Tito e Domiciano.
De bondade extrema e empenho notório pela causa de Cristo, prestava auxílio aos mais necessitados e cuidava do enterro dos mártires.
Mas logo, sua vida também iria se tornar uma luta ferrenha, devido às suas escolhas. Seu esposo foi assassinado por Domiciano, que era um assumido perseguidor dos cristãos. Depois, enviou Flávia para uma ilha, fazendo com que ela sofresse grandes flagelos e fosse, também, martirizada.
Que possamos, na intercessão dessa grande mulher de Deus, também sermos coerentes com nossa crença e modo de vida, assumindo, para nós e para os que o Senhor nos confiar, a verdade do Evangelho a todo preço.
Santa Flávia Domitila, rogai por nós!
Oração: Senhor, pelos méritos de Santa Flávia Domitila, eu Vos peço perdão por todas as vezes em que não fui coerente com os ensinamentos de Jesus. Pelo meu egoísmo, pelas vezes em que julguei e condenei meus irmãos, por não ver as necessidades dos que estão a minha volta. Peço-Vos a graça da fidelidade e perseverança na Vossa Palavra para que na prática de caridade eu descubra a alegria de ser cristão. Amém.