top of page

Vigília, nosso Luzeiro de fogo!


Por vezes na história da Igreja foi preciso fazer vigília para tocar o coração de Deus, e estar vigilante nos momentos mais difíceis.

No Antigo Testamento o povo já cansado de tanto sofrer orava ao Pai do céu, ao Deus de seus ancestrais, Abraão, Isaac e Jacó. A esse respeito, o texto bíblico mostra algo muito importante no trecho em que diz: "Foi uma noite de vigília para o Senhor, a fim de tirá-los do Egito: essa mesma noite é uma vigília a ser celebrada de geração em geração por todos os israelitas, em honra do Senhor." [1]

Esse trecho indica que após ter conseguido o volver do olhar de Deus, todas as gerações daquele povo, correria ao reconhecimento dos feitos do Senhor Deus. Era necessário celebrar a honra de Deus para sempre e também se permanecer em estado de escuta. Essa realidade também se expressa no desejo da igreja Católica. A vigília não é algo próprio de uma única nação. Deus quer se encontrar com todos.

Gedeon da Rocha, Diácono da Paróquia São Pedro, em Taguatinga Sul, cidade do Distrito Federal, lembra o significado da vigília, ao longo de sua vida e revela que desde os 11 anos tem essa vivência e, até hoje experiencia momentos intensos diante de Jesus Eucarístico. Ele conta que a igreja seguindo o exemplo do povo judeu pelo o costume das subdivisões em quatro repartições da noite, usa-se uma quarta hora de vigia na qual fosse privado um certo período do sono. Depois, lembrou que Vigília vem do latim e significa “vigiar”. É estar vigilante. como o próprio Jesus esteve no horto das Oliveiras e cobrou a mesma postura dos Apostólos: “não podereis vigiar comigo?”.

E assim, o sentido da vigília, para nós cristãos, está em renunciar a tranquilidade da noite de sono para se estar na presença de Deus e ser sentinela. Renunciar a si mesmo para estar com Jesus Cristo.

Perguntado sobre os efeitos da vigília, o diácono Gedeon da Rocha afirma que, muitas vezes, sem o hábito, e /ou a experiência, as pessoas podem pensar nas dificuldades de ficar uma noite inteira acordada, porém, os frutos dessa graça são contínuos nos dias que se seguirão. E ao viver essa graça, a noite de vigilância passa rápida cheia de louvor e adoração. Esse ato, segundo ele, continua a ser sentido depois.

No Novo Testamento, em um momento relevante, Jesus veio ao encontro dos discípulos, no justo momento de vigilância da noite, como se segue:

"Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar. Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: “É um fantasma! ” – Disseram eles – soltando gritos de terror. Mas Jesus logo lhes disse: “Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! ”[2]

Assim, o sentido de estar e ser uma sentinela tem haver com confiança quando tudo parecer contrario ao que esperavamos. Com esse propósito, os Renascidos em Pentecostes se mantêm em vigília, mês a mês, no 4º sábado de cada mês, junto ao povo que vem com sede de Deus para igreja e ao centro de evangelização. E cada membro revive em sua experiência individual, a providência de Deus, dia após dia nas devoções diárias, nas invocações diurnas ou noturnas, afim de perpetuar a aproximação necessária a Jesus Cristo e ao seu amor. “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” ³

Desta forma, também a vigilância tem haver com o pensar nas outras pessoas, te haver com contemplar tudo que Deus nos presenteia na oração. A vigília provoca na vida espiritual um luzeiro de fogo. Esse fogo interior provocada pela efusão no Espirito Santo torna cada pessoa luz de bênção que irradia para aqueles que precisam de motivos para seguir e reviver.

Que cada tempo que for gasto em oração na noite possa ser capaz de construir novas realidades para aqueles que estão se sentindo desamparados e sozinhos. Que cada renuncia do sono na madrugada possa se tornar um farol áqueles que precisam de direção. Que a vigília possa ser um aviar para um novo Pentecostes na Terra.

Flávia Marques

3º Elo de Aliança – Comunidade Renascidos em Pentecostes

[1] Êxodo 12 ,42 Bíblia Católica Online disponível em https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/exodo/12/

[2] São Mateus 14 ,25-27- Bíblia Católica Online disponível em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/14/

³ 1 Coríntios 14:26 - Bíblia Católica Online disponível em- https://www.bibliaonline.com.br/acf+vc/1co/14/26-40


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page