top of page

São Vital: exemplo de luta pela conversão do próximo


“Convertei-vos, não deixais a conversão para amanhã”.

(São Vital)

O santo de hoje, lembrado e festejado por toda a Igreja é São Vital, um monge do século VI e VII, que viveu na Palestina. Homem de intensa rotina de oração e penitência, viveu seu chamado deixando-se guiar pela ação do Espírito Santo.

Prova disso é sua ida para o Egito, em um tempo no qual a sociedade era vítima de grandes mazelas, como a prostituição, por exemplo.

E foi testemunhando Jesus Cristo, que ele buscou um meio de evangelizar essas mulheres, ao invés de julgá-las e condená-las. Ele arrecadava dinheiro e o oferecia a elas, somente para prender a atenção delas, enquanto as anunciava a Salvação, por meio do Evangelho. Desse modo, converteu a muitas.

Porém, foi denunciado e criticado pelas senhoras da época, fazendo que ele fosse preso. Com isso, as mulheres convertidas por ele o defenderam diante das autoridades da Igreja; assim, ele foi solto.

Contudo, em certa ocasião, foi atacado com uma apunhalada nas costas por um homem que ganhava dinheiro com as mulheres que ele converteu, sendo morto.

Assim, peçamos a Deus, na intercessão de São Vital, a graça de também convertermos cada vez mais almas para Ele, através do nosso testemunho de fé e coragem em anunciá-Lo.

São Vital, rogai por nós!

Danielle Santos

Comunidade Renascidos em Pentecostes

37 visualizações0 comentário
bottom of page