top of page

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, uma forma de homenagear Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de luta e resistência contra a escravidão, que foi morto cruelmente nesse mesmo dia em 1695.O dia é usado também para promover a luta contra o racismo e igualdade social, e fazer a sociedade refletir para o fim do racismo estrutural no Brasil.

O termo consciência negra ganhou destaque na década de 70, quando foram criados alguns grupos que lutavam contra esse preconceito, por exemplo Movimento Negro Unificado (MNU). Esse grupo dedicava-se em estudar e dialogar com defensores da mesma causa e inclusive com uma temática antiapartheid, que foi a segregação racial ocorrida na África do Sul que perdurou por cerca de 50 anos tendo seu fim em 1994.

A data foi inserida no calendário escolar em 2003 e em 2011 foi sancionada a lei para homenagear Zumbi dos Palmares e a luta contra o racismo, entretanto, o dia de 20 de novembro não é considerado feriado nacional, mas alguns estados e municípios acordaram para que isso ocorresse. Vinte de novembro não deve ser tratado apenas como um dia festivo, mas sim um dia de conscientização e reflexão sobre o que a população negra sofreu e infelizmente ainda sofre, é preciso entender e contribuir para que as causas por eles defendidas, sejam aceitas na sociedade.


Thalya Cunha – estudante de jornalismo


5 visualizações0 comentário
bottom of page