top of page

13 Anos de Evangelização

O mês de setembro para nós, Renascidos em Pentecostes, traz consigo, não só a alegria da estação das flores, de uma nova primavera em nossas vidas, mas também o momento de celebrarmos hoje, 12 de setembro, 13 anos de fundação da nossa Comunidade Renascidos em Pentecostes.


Neste dia, com o coração transbordando de alegria e agradecendo a Deus por todas as famílias evangelizadas, restauradas por meio deste carisma, pedimos ao Senhor que fortaleça e abençoe todos os membros da Comunidade para que possam viver sempre na efusão do Espírito Santo e amando a caridade.


Nossa Comunidade foi criada por Deus, gerada por Nossa Senhora Aparecida e suscitada no coração sacerdotal do nosso fundador Pe. Moacir Anastácio, e, temos como missão, evangelizar todos os batizados não evangelizados, os não batizados e aqueles que ainda não receberam a Boa-Nova, dentro da Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.


Comunidade de Vida


AS VOCAÇÕES NASCEM DA ORAÇÃO

"Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, carregue sua Cruz e me siga." (Mc. 8. 34)

Para aqueles que, uma vez tendo conhecido nosso Carisma, sentem o desejo de fazer um acompanhamento vocacional, a Comunidade Renascidos em Pentecostes abre-se a esta experiência, seguindo os critérios estabelecidos pelo Conselho de Formadores.

A Comunidade de Vida ̶ Segundo Elo ̶ constitui o núcleo da Comunidade Renascidos em Pentecostes, exclusivamente formada por leigos celibatários, com faixa etária entre 18 e 30 anos. Estes membros renunciam o exercício de suas atividades profissionais e ambiente familiar, numa entrega total e definitiva ao serviço de Deus e da Igreja dentro da espiritualidade dos Renascidos em Pentecostes.

A Comunidade de Vida conta, hoje, com uma Casa Mãe onde os vocacionados recebem formação continuada e uma Casa de Missão para membros consagrados. Divididos em casas masculinas e femininas, vivem juntos em sadia união fraterna, reunindo-se todos os dias em torno da Eucaristia ̶ centro da vida comunitária ̶ partilhando tudo em comum, a exemplo dos primeiros cristãos, numa vida de pobreza, castidade e obediência.


Processo Vocacional para o Segundo Elo

Nesta primeira fase, os jovens solteiros de 18 a 30 anos participam dos encontros de formação e acompanhamento pessoal por um período mínimo de um ano. Tempo em que se aproximam do Carisma para conhecê-lo, sendo encaminhados à etapa posterior, conforme a maturidade e discernimento vocacional.

Na segunda etapa, o vocacionado à Comunidade Renascidos em Pentecostes convive com outros jovens em nossa Casa Mãe, sob a orientação de formadores. Nesta experiência é necessário afastar-se da vida secular (família, casa e trabalho) para dedicar-se integralmente ao Carisma.

Nesta fase, o jovem é chamado a desenvolver a nossa espiritualidade, conhecendo um pouco mais de perto a vida dos membros da Comunidade, naquilo que lhe é peculiar: oração, formação, missão, lazer e esporte, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade. Dedica-se aos estudos e envolve-se totalmente em nossos diversos trabalhos de evangelização. Depois desse tempo, o candidato à Comunidade de Vida emite suas primeiras Promessas, baseadas nos Conselhos Evangélicos: pobreza, castidade e obediência. Recebe a medalha com características próprias de membro do Segundo Elo, numa entrega total a Deus.

Essas Promessas são renovadas anualmente, tendo ainda o acompanhamento necessário para ser admitido à fase seguinte. Depois dessa experiência, sentindo-se chamado a um compromisso definitivo e passado o tempo necessário para isso, o vocacionado faz a sua Consagração total a Deus e ao Carisma da Comunidade, isto é, entregando-se para sempre à vida missionária.

O Terceiro Elo ̶ Comunidade de Aliança ̶ é constituído por homens e mulheres, solteiros ou casados com idade acima de 18 anos que, identificando-se com a nossa espiritualidade, manifestam o desejo de participar ativamente da obra.

Estes membros moram em suas próprias casas e exercem suas profissões, mas assumindo os Conselhos Evangélicos ̶ Promessas ̶, comprometem-se a viver segundo o Carisma da Comunidade Renascidos em Pentecostes, em vínculo de unidade e amor fraterno.

Sendo responsáveis pela propagação da nossa espiritualidade no meio em que vivem, o Terceiro Elo é chamado à integralidade do Carisma em todas as circunstâncias onde estiverem e com quem estiverem. Dedicam-se ao intenso trabalho de evangelização da Comunidade conciliando com sua realidade profissional e familiar uma vida de oração, renúncia e entrega.

Processo vocacional para o Terceiro Elo

O processo vocacional para o Terceiro Elo consiste em um período de dois anos de formação e acompanhamento pessoal. Nessa fase, o vocacionado participa dos encontros quinzenais, onde rezam, cultivam a vida fraterna e recebem formação segundo a Palavra de Deus, o Magistério da Igreja e tem o primeiro contato com o Carisma da Comunidade Renascidos em Pentecostes, conhecendo um pouco mais de perto a nossa espiritualidade e trabalhos missionários.

Após esse processo formativo, sentindo-se chamado a um compromisso definitivo com o próprio Deus, dentro do nosso Carisma, o candidato ao Terceiro Elo é convidado a emitir Votos baseados nos Conselhos Evangélicos. Recebe a medalha com características próprias de membro pertencente à Comunidade de Aliança, passando a dedicar-se de maneira mais intensa à missão da Comunidade Renascidos em Pentecostes.

Você também pode ser um Renascido em Pentecostes.





233 visualizações0 comentário
bottom of page